quinta-feira, 23 de abril de 2009

M2 - TEMA 2

Módulo 2 : Prncípios
Tema 2: AMOR

Pergunte a você mesmo:
O SUCESSO DO OUTRO ME TRAZ ALEGRIA?
SOU SOLIDÁRIO?

13 comentários:

  1. A maioria poderia dizer que sim, inclusive eu, porém se observarmos nosso comportamento diante do sucesso e a alegria do próximo, com sinceridade, vamos ver que muitas vezes ficamos incomodados, questionando o porque de tanta alegria, principalmente nos momentos que estamos infelizes. Vamos ter inveja das pessoas quando estamos infelizes, pois quem eh feliz não tem inveja, pois sabe seu lugar, e não tenta derrubar ninguem para se sentir melhor.
    Falando de mim, algumas vezes sinto a felicidade com o sucesso do outro outras vezes não, gosto de ser soliadario e contribuir para o engrandecimento do proximo, mas devo perceber a manifestação do eu da inveja, para que em vez de ajudar eu não atrapalhe....

    ResponderExcluir
  2. se for um amigo meu fico feliz sim, no momento dou os parabens e tudo mais! mas logo depois questiono , se ele conseguiu por que eu não posso tambem ? e que acaba me dando um força a mais para lutar pelo meu sucesso , digamos um insentivo maior. más inveja não teria pois a sorte pode vir pro meu lado se eu batalhar também !

    ResponderExcluir
  3. Bom Cleiton... faço minhas suas palavras... acontece a mesma coisa comigo.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, Cleiton e Amigos do Blog.
    Semana passada tive conversando com uma amiga psicóloga que escreveu recentemente um livro sobre transtorno de pânico e agorafobia sobre vários perfis e no fim da nossa conversa comentamos sobre a inveja e no quanto ainda somos invejosos.
    Nós somos muito bons, graças a nossa verdadeira e muitas vezes tímida essência, quando acontece uma catástrofe…. Aí sim! Fazemos doações, ficamos todos comovidos e etc. Devemos continuar com a bondade e ficar feliz com o sucesso do amigo. Pois, em relação ao "inimigo" nem comento, mas tudo é possível.
    Em relação a mim:
    Estou treinando certas atitudes e pensamentos, enfim, estou pedindo e me colocando aberta para receber todos os bons sentimentos, em minhas preces penso em tudo que quero mudar e tenho sentido uma enorme melhora em várias questões, inclusive nesta de deixar de invejar aquelas pessoas que sinto pouca ou nenhuma simpatia e aquelas que me decepcionaram.
    Um abraço fraterno a todos,
    Renata.

    ResponderExcluir
  5. Falar de si mesmo com modestia é complicado rapaz... a sinceridade vem de nossa essência...
    Sentir-se feliz coma prosperidade do outro é uma meta, nunca é o bastante. è mais comum fingirmos estarmos feliz, aparentar estar, do que realmente no fundo sentir essa virtude do altruismo.

    Por isso observar no instante o que acontece em nosso interior e qualquer incomodação se questionar o por quÊ dela.

    Perguntas que fazem refletir, fico feliz por estar incentivando as pessoas a pensarem.. o que precisar pode contar.. muita foça.

    ResponderExcluir
  6. Legal Gil...
    Gostei do seu comentário...
    Andei pensando...
    Por que nos cobramos tanto?
    Por que queremos tanto ser bons e amáveis?
    Será que realmente é isso mesmo que queremos?
    Será que se deixarmos ser e deixar viver a evolução não será alcançada naturalmente?
    A única coisa que eu realmente consegui perceber que dá certo, é não mentir para mim e tentar não mentir para o próximo; dependendo, se dissermos a verdade com bastante jeito, podemos encontrar várias soluções e acordos benéficos para todos...

    ResponderExcluir
  7. Nós fomos criados da mesma forma, puros e ignorantes. E cabe a cada um dos seres buscar sua evolução moral. E a evolução moral e viver com pureza em plena consciência, que é o estado de felicidade que tanto almejamos.
    O sistema no qual estamos envolvido é o capitalismo que visa a evolução material, no qual utiliza como meio de sustento um defeito psicológico conhecido como orgulho.
    No orgulho queremos parecer mais do que somos de verdade, esse defeito humano faz com que agente submeta as demais pessoas para que sintamos superiores.
    Ele, o orgulho sustenta o sistema fazendo com que tenhamos inveja daquilo que outros possuem materialmente, e fazendo com que estimulemos a inveja nos outros. Isso tudo forma um circulo vicioso, pois todos os momentos vamos querer ser superiores materialmente, sem se preocupar com a superioridade moral que é mais importante para a nossa felicidade.
    Isso gera todos os problemas envolvidos na sociedade, porque nossos desejos são a causa de nossos sofrimentos.
    E mais o orgulho é a causa dos demais defeitos psicológicos.

    ResponderExcluir
  8. O sucesso do outro me traz felicidade, partindo de um pensamento onde todos caminhamos para o mesmo lugar o bem e a evolução. A inveja entra no momento em que o sucesso do outro era o que eu esperava para mim e não tive, mesmo dessa forma procuro pensar que tudo está certo e nem sempre o sucesso que eu busco é o sucesso que eu preciso.

    ResponderExcluir
  9. É evidente q/o sucesso do outro me tras alegria, assim como o outro se sente feliz. É muito bom saber q/o outro conseguiu algo c/seu esforço e saber q/está feliz, isso tb. me deixa feliz e se eu puder contribuir p/essa felicidade me deixará mais feliz ainda, serei sempre solidaria no q/me for possivel pra mim.Eu gosto muito de auxiliar o proximo p/ve-lo feliz...

    ResponderExcluir
  10. Mais que meu próprio, me realizo no sucesso dos amigos (como desse blog onde consigo externar o que sinto em mim) Isso me traz momentos de felicidade e reflexão quanto a solidariedade. Se julgo o sucesso alheio bom, me empenho em contribuir para que esse sucesso seja maior ainda. Isso acredito ser solidario.

    ResponderExcluir
  11. O tema é amor e no amor não entra o outro.
    discordo da formulação.

    Amor é um exercício e igualmente com a evolução cresce e se espraia onde seu portador vá.

    Quem ama verdadeiramente nem mais observa o que traz alegria ou tristeza, por ser o amor incondicional a todos seres.

    ResponderExcluir
  12. Julio, não exite o amor se este não for manifesto. Fica igual a fé... sem obras é morta... Não exite amor se não for ao outro como a si mesmo...
    Concordo que vc tem o direito de pensar assim, como eu assado. Então o que importa é a fraternidade entre todos os seres viventes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende ;se for uma pessoa amiga fico muito feliz pelo seu sucesso,e dou maior força;mais convenhamos que tem muitos espertinhos que nao fazem por merecer,enquanto muitos se preparam se esforçam dao o melhor se aperfeiçoam e nao conseguem ter sucesso no trabalho,uma injustiça,os espertinhos passam por cima de todos,as vezes nem estam aptos para determinado serviso e nao teram sucesso.se tiver vai ser desonestos,como tantos por ai ;na politica por exemplo.e ai vai.

      Excluir