segunda-feira, 31 de agosto de 2009

M3 - TEMA 8

Módulo 3 - Aperfeiçoamento - Renovação interior
Tema 8 - Sentimento, Pensamento e Renovação
Pergunte a si mesmo e faça seu comentário.

Tenho um programa de renovação interior?
ou nunca pensei nisso?
Eu vivencio a caridade?

3 comentários:

  1. Reconheço que não tenho um programa de renovação interior. Na verdade, nem mesmo consigo imaginar o que vem a ser exatamente isso. Acho que nunca pensei numa renovação interior programada, organizada, com metas, etc.

    Qto à caridade, não sei se posso dizer que a vivencio, porque sou tomada de individualismos, mas ainda pratico a caridade - talvez não com a gratuidade sincera que seria a ideal, mas estou evoluindo neste aspecto.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde a Todos!
    Há mais de um ano comecei um trabalho de renovação interior, o que me tem trazido grandes benefícios. Tudo começou a partir do momento em que cansei de tentar cumprir a risca os padrões impostos pela sociedade. Essa tentativa de cumprir “a risca” me trouxe muitos transtornos internos e externos, que ao longo do tempo foram se dissipando através da renovação interior, mas alguns continuam e serão e dissipados também de acordo com a minha capacidade de entendimento.
    Quanto a caridade, penso que é um ato comum na minha/nossas vidas. Quantas vezes nos atrasamos para ouvir, dar atenção a uma pessoa, quantas vezes sorrimos para uma pessoa idosa na rua sem a conhecê-la, pode não parecer mas este ato é muito importante para um idoso, pois os mesmos sentem a hostilidade “des humana”.
    No momento, encontro-me fora de projetos de caridade mas dentro do possível sempre que surge a oportunidade estou sempre disposta e com bom ânimo para somar.
    Gostaria de aproveitar e tocar num ponto importante sobre o tema caridade, nós estamos sempre disponíveis a ajudar, fazer doações, quando as pessoas se encontram em situação de aparente inferioridade em relação a nós, mas depois se a mesma pessoa se desenvolve principalmente a nível financeiro, logo ficámos com inveja, enfim, colocámos tudo a perder numa fracção de segundos. Vamos reflectir sobre isso.
    Um abraço a todos e um ótimo fim-de-semana.

    ResponderExcluir
  3. Sim. Tenho um programa de renovação interior, o primeiro passo é me conhecer e a medida que vou encontrando atitudes, pensamentos e sentimentos que não me trazem satisfações ou que me fazem sofrer procuro transformar.
    Este blog é um dos meio que utilizo para obter o autoconhecimento.

    Pra falar a verdade estou fazendo mais caridade comigo mesmo, utimamente, mas a medida que vou me compreendendo melhor, vai me dando mais energia para poder ajudar os outros, tanto materialmente, como moralmente.

    ResponderExcluir