domingo, 24 de janeiro de 2010

M4 - TEMA 5

Módulo 4 - Família e Sociedade
Tema 5 - ACEITAÇÃO

Pergunte a si mesmo:

Aceito o próximo como ele é?

6 comentários:

  1. Bem que eu gostaria de aceitar, compreender, amar a todos, mas no momento não consigo, ou melhor, dizem que não consigo não existe, se algo que agente não está conseguindo eh pq agente não quer, mas em fim tenho dificuldade de aceitar o próximo como ele é, principalmente o próximo proximo. Quando eu conseguir isto vou conseguir parte do que tanto quero, que eh a tal da paz de espirito.

    ResponderExcluir
  2. Conheço algumas teorias que diz: Tudo que vemos nos outros eh fruto de nós mesmo, principalmente no que diz respeitos aos defeitos psicologicos, chamados tmb de eus psicologicos. Está teoria chama-se efeito espelho, ou projeção na psicologia. De posse deste conhecimento procuro utilizar o convivio social para me ajudar a se conhecer, pois temos basicamente tres formas de se conhecer, a primeira pela analise, pelo convivio social, e pelo sofrimento.

    Vejo a dificuldade dia após dia, vejo mtos eus em mim, e fica dificil me aceitar, imagina o próximo, principalmente quando este próximo ataca o meu ego ( eu do orgulho, importancia pessoal, etc)

    Mas belza estamos na caminhada, tenho certeza que o caminho para a felicidade inalteravel eh o autoconhecimento em primeiro lugar, assim podemos mudar a nós mesmo em vez de querer mudar o mundo.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite,
    Vou ser sincera... Certos equívocos não consigo compreender. O fechar-se as novas ideias me incomoda muito, por que sempre tive ouvidos e bom senso para reter ou passar a diante de toda as ideias que chegam a mim.
    Estou buscando ter compaixão pelo meu próximo, em muitas coisas começo a sentir, noutras está muito difícil.
    Muito grata,
    Renata Figueiredo.

    ResponderExcluir
  4. Aceitar o próximo como ele é?

    Bem, estou meio confusa...
    Acho que aceito o próximo como ele é, mas há um problema. A maioria das pessoas gostam de reclamar, falar do marido que não serve pra nada, fofocar da amiga, enfim, fazerem de vitimas diante das situações como se não tivessem controle sobre elas. E eu sei (e não estou louca) que temos o controle sim, e que atraimos todas as situçoes que estamos passando e eu estou me afastando de toda essa negatividade, pois não consigo mais reclamar. Procuro aconselhar, mas não tenho pasciência para ouvir reclamações todos os dias e não consigo mais entrar nesse circulo. Uma situação meio difícil; as vezes gostaria de viver num lugar mais positivo, onde as pessoas têm uma consciência melhor do que é a vida e simplesmente continuar buscando mais sabedoria e melhorar a sua propria vida. Se começamos a falar de religião então... Deus nos acuda. Estão totalmente presos a conceitos que os limitam, eu procuro nem falar do meu ponto de vista, senão me acham louca... Com a minha experiência tenho convicção de estar no caminho certo, pois a cada dia fico mais lúcida e minha felicidade interior tbm aumenta. É uma sensação maravilhosa, uma sensação de liberdade e acho uma pena não poder dividir isso com as pessoas, pois para eles, isso é uma loucura. Entendo tbm que cada um tem seu proprio tempo de evolução e seus egos que tbm os bloqueiam e não os deixam enxergar.. As vezes me sinto privilegiada por ter saído desta escuridão e por outro lado, fico triste por ver que muitos são escravos dos egos e da sociedade. E eu, por outro lado, não posso fazer nada para mudar isso. Acho terrível não poder falar para as pessoas as minhas descobertas, que alias, eu ate comento, tipo: Fulano, olha esse video, Fulano, lê isso, o que acha? Para mim é uma grande descoberta, grandioza até, fascinante... Para eles, é apenas bonito.. Como é dificil; as vezes penso, será que estou ficando louca? Mas minha consciência me diz; não, claro que não, a cada dia vc esta mais lucida e mais equilibrada. Então, finalizando, aceito o outro como ele(a) é, porém, dependendo da pessoa, temos que dar uma certa distância... Pelo menos ate eu ficar totalmente equilibrada e aprender a lidar com isso.

    ResponderExcluir
  5. Eu não aceito nem a mim, que dirá os outros!
    Pra ser bem franca, acho, na maior parte das vezes, em verdade, tenho a pretensão de desejar/exigir que os outros de adequem a mim.
    Como combater, de forma eficaz, isso?

    ResponderExcluir
  6. ...rs,qm sabe pode começar compreendendo q o "mundo" n estah a sua ou a nossa disposiçao, podemos ateh agir como se assim fosse ,masss, temos q ter consciencia q tem um preço!penso q pode ter entendido...

    ResponderExcluir