terça-feira, 2 de março de 2010

ORGULHO => Presunção

O orgulho é um sentimento muitas vezes tido como algo bom; “tenho orgulho de ser brasileiro”, “tenho orgulho de meu filho”, “tenho orgulho de meu trabalho”. Mas isso porque o orgulho é prazeroso, mas nem tudo que é prazeroso é saudável. O que é o orgulho senão o fechamento de si mesmo em si mesmo? Quando temos um conjunto de crenças e nos fechamos as novas idéias de tal forma que brigamos para defender nossas convicções, então sabemos o que o orgulho é na verdade algo limitante para o ser orgulhoso. Se tivermos orgulho de sermos brasileiros então nos concederíamos melhores ou no mínimo nos limitamos a ser somente brasileiros e isso não é saudável.
Porem se sentimos nos orgulhosos por ter um filho bondoso, isso não é orgulho e sim alegria.
Então o orgulho se dividiu em dois sentimentos, egoísmo e felicidade.
Precisamos nos abster do orgulho egoísta que considera nos melhores dos que os outros, ou que nos fecha em nossas opiniões. Que limita nossas ações e nos enche de preconceitos. O orgulho egoísta sempre tende a reforçar a individualidade, separar os homens em grupos definidos e até contrários causando muitos transtornos que percebemos no mundo, como conflitos de interesses, brigas, desentendimentos, separações de casais e até mesmo guerras.
E devemos nos encher de orgulho alegre, orgulhosos, ou seja, felizes por todas as pessoas boas, felizes, ativas, empreendedoras.
Quando nos sentimos ofendidos, é nosso orgulho ruim que é ofendido, fechados em nosso ovo, não aceitamos nada que venha de fora, ou de outra pessoa, tudo que não está de acordo com nossas opiniões nos desagrada e nos enerva, sugando nossa alegria e das pessoas que nos rodeiam.
Sejamos livres desse orgulho, aceitemos todas as opiniões diferentes e até contrárias, recebamos com alegria as ofensas e críticas: nada nos atinge e até pode nos ensinar algo. Aceitemos a vitória e a derrota com o mesmo sentimento sereno, pois a felicidade está dentro de nós e não depende de nenhum resultado.
Fonte: http://www.oshyoga.org/oshyoga/conhecendo-a-si-mesmo/o-orgulho.html

3 comentários:

  1. Gostei muito do tópico e da maneira como ele foi tratado aqui. O meu grupo de estudos ( http://aprendizesdaeternidade.blogspot.com ) está atualmente estudando o livro: "Parábolas Terapêuticas" e um dos temas estudados é exatamente o orgulho.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde!
    Adorei o texto. No meu entendimento, não existe certo e errado tudo é uma questão de equilíbrio, bom senso, harmonia...Precisamos é acertar a dose! No presente momento, penso que conhecemos algumas sensações enfim, sentimentos em estado de desenvolvimento, estamos caminhando para desenvolver sentimentos puros e inabaláveis através do auto-conhecimento. Por que a partir do momento que você se conhece começa a compreender o outro.
    Vejo dessa forma por que confundimos muito as coisas, as relações, etc... Ex: Hoje amo meu amigo mas se ele "pisa na bola" deixa de ser amigo, acredito que o amor que sentíamos por esse amigo era apenas uma sensação.
    Nesta dimensão em que nos encontramos, estamos bem limitados então a mudança encontra muita resistência. Eu vivo fora do Brasil e vejo o orgulho nas pessoas muito marcado em relação a mudança de visão em relação ao ser humano, chega a ser engraçado por que se você tem um sotaque diferente o olhar do outro muda instantaneamente em relação a sua pessoa e isso joga por terra toda a teoria da ciência que diz que o homem (ser humano) tem a mesma origem.
    Um abraço,
    Renata Figueiredo.

    ResponderExcluir
  3. esse texto deu oportunidade de um cara por quem tenho um profundo carinho e respeito! me mostrar o quanto estava permitindo(ainda to, mas agora tenho consciecia)q sentimentos como orgulho por exemplo;fossem tao presente em mim ,de um jeito q nuca teria percebido ,ou admitido,se nao fosse pela auto observaçao,pois essa viagem, q é tao dificil de fazer mas tao necessaria q é no nosso interno.ESSE texto me guiou ,literalmente para uma conversa q resultou em um importante começo de saber muito de mim mesma. Q.D.T.P.BJ

    ResponderExcluir