sábado, 11 de julho de 2009

M3 - TEMA 6

Módulo 3 - Aperfeiçoamento - Renovação interior
Tema 6 - Conduta e Comportamento

Pergunte a si mesmo:
Cultivo o silêncio?
Como uso a palavra e o olhar?
Como eu convívio com as perdas?


Faça seu comentário!!!

9 comentários:

  1. Olá!!!
    Cultivo demais o silêncio, mas vejo isso como uma forma de defesa e muitas vezes penso que posso melhorar.
    Já consigo usar as palavras de forma positiva, e sempre um olhar aprendiz.
    Na perda me desespero por algumas horas, mas no passado eram dias que pareciam não ter fim.
    Abração para o Cleiton e também para os amigos do blog.

    ResponderExcluir
  2. Eu temo o silêncio. Não consigo ficar em silêncio. Ele me exige pensar em coisas que eu queria esquecer. Ou coisas que eu simplesmente não posso resolver agora. Então pensar nelas só vai me angustiar e nada além disso.

    Não consigo ficar em silêncio nem nas ocasiões em que ele manteria aquela imagem/sensação de "paz". Ele me parece muitas vezes comodismo ou covardia ou dissimulação.

    Embora eu ainda não domine a palavra, ainda prefiro soltar minhas cobras e lagartos a alimentar um silêncio rancoroso... quando eu falo, qualquer que seja o resultado, pelo menos eu não fico mastigando aquele assunto, ensaiando sozinha outras respostas mais ácidas ou mais bem colocadas, etc. O que eu disse, disse e acabou. Ninguém pode mais errar comigo por ignorância. O mesmo com o olhar.

    Não sei lidar de forma construtiva com perdas e negativas. Sou uma mulher mimada. Não estou madura o suficiente para aceitar aquilo que eu não posso mudar. Eu ainda sofro muito com isso.

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro o silêncio. Gosto de tem um momento só para mim, para me observar, conversar comigo mesma e eu só consigo fazer isso qdo estou no aconchego do silêncio e da solidão.

    Não tenho cultivado tanto quanto eu gostaria, pois não tenho mais muito tempo para ficar só. Para mim os dias são curtos...

    Minhas palavras e o meu olhar nem sempre são de ternura, mas também não chegam a expressar ódio.

    Não acredito que eu tenha perdido algo ou alguém. Na verdade acredito que não perdemos nada nem ninguém, tudo que nos pertence permanece pela eternidade...o amor e carinho dos nossos queridos amigos, familiares...ficam para sempre conosco...

    ResponderExcluir
  4. O blog Dia-a-Dia, por Luisa. Agradece a sua visita.

    ResponderExcluir
  5. Cultivo o silêncio, mas o maior desafio é o silêncio interior, a conquista da paz de espírito, venho aprendendo algumas metodologias que vem me fazendo bem, como meditaçOes e outras práticas.

    Com relação as palavras, procuro fazer o melhor uso, em transmitir algo de bom, porem isso ocorre quando estou mais desperto de minhas ações, se deixo dominar pelos instintos , ainda não sai mta coisa boa, depende da situação, o mesmo digo do olhar.

    Depende de que tipo de perda.
    Ainda alimento o eu do apego, tenho resistencia ao desapego material e de pessoas.

    ResponderExcluir
  6. Sobre o silencio.... estou me esforçando...

    ResponderExcluir
  7. Sobre a palavra e o olhar...
    É dificil controlar-se. Quando percebo ja disse o não deveria. Procuro avaliar e pensar nas palavras que digo antes de lança-las porem exigem muito auto-conhecimento e muito auto-controle o que na maioria das vezes acaba não acontecendo.
    Sobre o olhar, procuro alimentar minha mente com boas imagens cores suaves, paisagens profundas. Ha muita coisa bela dadivas divinas pra se ver que coisas mal feitas.

    ResponderExcluir
  8. Sobre a convivencia com perdas...
    Sou muito possessivo e a possibilidade de perda pra mim é aterrorizante. Prendo tudo que tenho, amigos, familia, coisas, bens etc. Sei que preciso trabalhar muito isso e inverter o fluxo. Dar + do que receber. Estou tentando...

    ResponderExcluir
  9. Com relação ao olhar e as palavras, depende muito do meu estado emocional, que eh variavel como qualquer ser humano.

    ResponderExcluir