quarta-feira, 12 de agosto de 2009

M3 - TEMA 7

Módulo 3 - Aperfeiçoamento - Renovação interior
Tema 7 - Auto-análise
Pergunte a si mesmo:
1 - Tenho o hábito de fazer auto-análise?
2 - Como me sinto quando sou desvalorizado?

5 comentários:

  1. Sim, tenho o hábito de fazer auto-análise.
    Participo de um grupo de estudo que ajuda nisso e que estuda algumas palestras referente a este assunto.

    http://www.pathworksp.com.br/path/index.php/news/palestras/20061130/36

    No site acima.

    ResponderExcluir
  2. Há coisas que acreditamos fazer, mas que muitas vezes acabamos por realizar erroneamente. Creio que seja este o caso com minha auto-análise.

    Sim, eu tenho o hábito de refletir sobre minhas condutas, minhas escolhas, etc, mas minhas ações parecem incoerentes com minhas reflexões. Percebi que habitualmente racionalizo as circunstâncias e acabo por planejar, planejar, avaliar, avaliar e... não realizo quase nada!

    As necssárias reformas imperiosas que concluí da minha auto-avaliação, na maioria das vezes, não passam da reflexão. Ou, quando se realizam, são postergadas meses a fio. Isso quando eu não acabo por recriar mentalmente as situações, especialmente aquelas em que eu fui mal sucedida (como que se eu pudesse "voltar a fita"), como que desejando alterar o desfecho... mas a verdade é que o evento em questão já passou. Ademais, reviver mentalmente e tentar alterar o desfecho nessa seara não é segurança de que na prática eu venha a agir diferente numa situação similar. Não há segurança.

    Auto-avaliação é muito complicado se vc se propõe e se policia a fazê-la corretamente. Implica em auto-disciplina para não se esquecer do que deu certo e especialmente do que deu errado, mas com critério e compromisso de mudança. Eu ainda não consigo que minhas auto-avaliações sejam 100% construtivas. Preciso de aprimoramento neste aspecto.

    Quando me sinto desvalorizada acabo por me desanimar. É como se nada que eu fizesse certo fosse reconhecido. Apenas os erros. Quando esse padrão se repete (e com freqüência, especialmente em casa), por vezes, me questiono se sou tão errada como me julgam. Acabo por me questionar quanto ao meu real valor.

    Fico meio sem critério: não sei ao certo se eu ou o outro é quem está certo acerca do meu valor. Minha auto-estima é bastante comprometida, então, diante de uma crítica mas ferrenha ou uma desvalorização expressa fico muito insegura; e é esta insegurança que me trava na maioria das vezes. Temo errar outra vez e de novo e de novo e de novo...

    Fui criada sob o seguinte preceito: "Faça tudo certo para que ninguém te chame a atenção". Assim, quando sou criticada ou meu trabalho é questionado eu não sei ao certo se fui eu mesma quem errou ou se foi a pessoa que me critica quem não compreendeu meu ato. Desta foram, acabo por me limitar, cada vez mais. Não sei como reagir à desvalorização de forma construtiva.

    ResponderExcluir
  3. Olá Pessoal!
    Faço auto - análise todo dia tem mais ou menos 1 mês. Criei esse hábito como a disciplina de caminhar, encaro como uma prática saudável e necessária.
    Mesmo fazendo exercícios para eliminar meus defeitos, continuo me sentindo mal quando me desvalorizam por que ainda estou orgulhosa preocupada com o que os outros pensam, etc...
    Mas melhorei bastante, esta semana descobri sozinha fazendo os exercícios a origem de muitos defeitos.
    Estou chegando lá!!!!!
    Um abraço a todos.

    ResponderExcluir
  4. Oie!

    Eu gostaria muito de fazer uma viagem para dentro de mim mesma e descobrir como faço para superar meus medos, minha insegurança...etc...
    Mas...a realidade é bem diferente disso, todas as vezes que eu procuro me analisar, eu mesma me saboto, fico com sono, tenho outras coisas para pensar etc etc...

    Chego a conclusão que analisar nossas próprias imperfeições assim como nossas virtudes e atitudes em geral é um ato de muita coragem e necessita de muito discernimento.

    Ainda dou muito valor ao que as pessoas pensam, portanto me sinto mal quando me desvalorizam.

    Tenho muito que aprender....

    Abs...

    ResponderExcluir
  5. Eu,nunca havia feito esse trabalho de auto análise, nao saberia ate hj creio eu, se o destino nao tivesse dado uma boa ajuda pra isso!me vi de repente! tendo q fazer.foi a melhor coisa q me aconteceu , estou crescendo, ja chorei mto tbm nessa trajetoria q ainda eh bm peqna e sei a falta muito!mas estou mto segura desse caminho e estou aki pra encarar td q tiver aki dentro pra ser transformado;sei q doe mas passa, e um dia me esnsinaram q "quem sente a dor merece o prazer"vale a pena, basta q saibamos sentir.

    ResponderExcluir