domingo, 20 de setembro de 2009

MÓDULO 4 - 20/09/2009

Módulo 4 - Família e Sociedade
Tema 1 - Família: meus deveres para melhorar a convivência.
Pergunte a si mesmo

Quando um não quer, dois não brigam.
Sou apaziguador ou impulsivo?

5 comentários:

  1. Família... tema delicado. Vivo de favor na casa da minha mãe. Isto, naturalmente, me causa alguns constrangimentos como a falta de privacidade, dificuldade de criar um cronograma de atividades independente das "dinâmicas de famíia", etc.
    Não sei se faço "tudo" para melhorar a convivência. Por vezes, me canso de ficar calada e acabo soltando de uma vez tudo o que estava engasgado há dias, semanas, meses e até anos!!
    Creio que sou impulsiva e não apaziguadora. Quando não participo ativamente, ouço os lamentos e críticas de um membro da família sobre o outro.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite!
    Em relação as discussões em família aprendi que muitas vezes é melhor ficar calada e tentar perceber o que motivou o destempero do outro e na altura correta desfazer o mal entendido se for o caso. Opino, mas tem hora para tudo, julgo eu.
    Quero ser mais apaziguadora pois, mas já intervim diversas vezes na hora errada e causa mal efeito.
    Boa noite!
    Em relação as discussões em família aprendi que muitas vezes é melhor ficar calada e tentar perceber o que motivou o destempero do outro e na altura correta desfazer o mal entendido se for o caso. Opino sempre, mas começo a perceber que há alturas certas para falar.
    Quero ser mais apaziguadora pois, já intervim diversas vezes na hora errada e isso acaba tendo o efeito contrário a minha intenção que é esclarecer ou dizer que quero outra coisa e que aquilo está errado, etc.
    Um abraço a todos,
    Renata.

    ResponderExcluir
  3. Depende muito da situação e das pessoas envolvidas. Mas acredito que na maioria das vezes sou neutro, apenas observo.

    ResponderExcluir
  4. Família para mim é um tema super complexo. Acho que todas as famílias tem problemas, é necessário pedir muita ajuda para Deus para não falarmos algo que possa magoar, pois quando se trata de conversas em família sempre tem muita "roupa suja" para lavar. Quando a gente faz algo para nossa família não devemos esperar algo em troca, pois na maioria das vezes não somos reconhecidos. Enfim, temos que ter muita paciência e perseverança com nossa família

    ResponderExcluir
  5. quase um ano depois...posso afirmar q n sou impulsiva como antes, aprendi pra caramba nesses ultimos meses e assim estou vivendo melhor nao tomo atitudes no calor das cituaçoes,aprendi a nao me meter em resolver td como antes;to dando chance de cada um ser senhor de seus atos ,sejam eles qls sejam.ah!! estou ouvindo melhor ,bm melhor agora.

    ResponderExcluir