quinta-feira, 12 de março de 2009

AUTOCONHECIMENTO

Nós vivemos em uma sociedade baseada no consumismo, distrações e materialismo. Estes fatores produzem uma sonolência interna. Para acordar deste estado de sono profundo é necessário compreender, como a nossa existência, está obstruída por muitos defeitos psicológicos, hábitos e vícios, que constantemente estão confinando o nosso real SER (a essência) ao sem sentido e autodestruição da vida.
Aqueles defeitos psicológicos dentro de cada um de nós, são chamados de EGO ou Eus. Por exemplo: raiva, vaidade, preguiça, baixa auto-estima, ansiedade, depressão, drogas, alcoolismo, etc.

14 comentários:

  1. Esses defeitos psicológicos realmente andam CONSTANTEMENTE conosco, e mesmo aqueles que tentam se livras de tal defeito é perciguido pq isso é lei da vida. E raramente se vê pessoas com defeitos alguns nao existe ate pq a essencia da vida mostra q na existencia nao tem ninguem perfeito e q na perfeiçao leva ao final dos dias.. Porem lutamos pra isso...pq a perfeiçao começa aqui

    by: MORENÁÁÁ (Tatyane)

    ResponderExcluir
  2. meu EUS acredito que irei descobrir conforme for podando minhas arestas com as reencarnaçoes vividas,falo em reencarnação mesmo este não sendo um site voltado para uma crença,mas como falar em autoconhecimento sem faalr nas minhas crenças e naquilo que acredito ser a Verdade,hj acredito que o caminho do autoconhecimento é voltar para dentro de mim,mas oq será que fiz lá tras para ter este meu autoconhecimento de hj,deve ter comtribuido em algo para os meus Eus de hj,acredito hj não estar isolado do ontem(minhas reencarnações) to em busca da perfeição nem que para isto terei 1000 ou 2000 4000 reencarnações...ufa!!!

    ResponderExcluir
  3. todas as coisas sao de extrema importancia mas se esquecem de JESUS o DEUS TODO PODEROSO .Nesse mundo que esta sendo destruido gradativamente só existe uma saida JESUS VIDA e SALVAÇAO ETERNA

    Gilmar

    ResponderExcluir
  4. Auto-conhecimento e Espiritualidade
    "Quem sou eu, em realidade?"Pergunta-te honestamente: "Qual é meu objetivo sobre a Terra?" Se chegas a responder-te, de acordo aos conhecimentos que possuis, de um modo consciente e claro, tuas possibilidades de progresso são imensamente melhores. Quando se chega a um grau de consciente responsabilidade, delineando ampla e precisamente os propósitos espirituais que se tem, passa-se a estar na proporção de cinqüenta por cento no caminho verdadeiro. Averigua, em teu íntimo, o que procuras no caminho espiritual: conhecer-te ou ignorar-te? Acaso, será que queres passar a existência filosofando inutilmente, sem tentar a reforma interna, sem divisar com clareza tuas reais ânsias e aspirações? Se te respondes positiva e convictamente, e procedes em teu íntimo em harmonia com as respostas que te deres, então deixarás de representar uma simples folha levada à vontade do vento, para passar a governar sabiamente o timão de tua presente vida, de teu destino, de tua finalidade divina!

    Abraços fraternos a tds !
    leleca.

    ResponderExcluir
  5. Olá pessoal,

    Pelo pouco que conheço sobre a nossa mente,segundo a psicologia,a nossa mente está está em conflito constante com o ID, EGO e SOPER EGO.O ID é aquele que faz com que desejamos algo sem nos preocuparmos com a realidade, ou seja, queremos algo sem nos importarmos se é possível ou não. Então é nesse momento em que o ID está atuando, que entra o nosso EGO, para lembrá-nos, de que estamos fantasiando e que uma determinada coisa não é bom para nós, que não estamos avaliando nossos desejos de acordo com a nossa realidade.Já o SUPER EGO, é voltado para o lado social,ou seja,o conflito da nossa mente em relação a sociedade, o que as pessoas, nossa família e nossos amigos vão pensar diante das nossas atitudes, ele faz a nossa mente entrar em conflito na hora de decidirmos alguma coisa, está relacionado com o meio social em que vivemos,a educação que tivemos e os "tabus" criados pelos nossos pais etc.
    O nosso "eu" está ligado ao subjetivo, por isso entramos em conflito com nossos pensamentos e sentimentos sem sabermos lidar com tantos mistérios da mente do ser humano.


    É isso,
    Um grande abraço.

    Aersi

    ResponderExcluir
  6. a doutrina da responsabilidade própria: “O
    indivíduo espiritualmente imaturo pensa que a felicidade tem de ser criada primeiro no
    nível exterior, pois as circunstâncias exteriores, que não são necessariamente produzidas
    por ele, devem atender os seus desejos e quando isso for alcançado, a felicidade se
    evidenciará. Os que estão amadurecidos espiritualmente sabem que se dá exatamente o
    contrário”. E também: “a felicidade não depende de circunstâncias exteriores ou de outras
    pessoas, não importa quão esteja a pessoa espiritualmente imatura dessa falácia. A pessoa
    espiritualmente madura sabe disso. Sabe que ela mesma é a única responsável por sua
    felicidade ou infelicidade. Ela sabe que é capaz de criar uma vida feliz, primeiro dentro de
    si mesma, mas então, inevitavelmente, também na sua vida externa”.

    Trecho retirado do livro:
    Não temas o mal.

    ResponderExcluir
  7. WOW WOW WOW
    CALMA, CALMA, MUITA CALMA NESSA HORA...
    Cuidado, está colocando as coisas num prisma perigoso, de bem e mal, certo e errado, verdade absoluta...
    Tenho uma profissão de risco, logo, lido com o perigo e mais um pouco... a morte.
    Esses dias, foi ao médico, consulta de rotina e, pasmem estou com um problema, que não vem ao caso, que pode me levar exatamente para a morte! E aí? Chorei? Chorei. Fiquei com raiva? Fiquei com raiva, mas, ao chegar em casa e contar a novidade para a minha mãe em seguida completei com um: "__E você que vive rezando por causa da minha profissão... a morte é inevitável, a única diferença é como ela se dará, violentamente ou por uma doença, então? Por que ter tantos medos?"
    Tudo é completo, não existe separações, somos um conjunto de tudo inclusive das coisas ditas más. Tentar negar isso é ser ignorante dentro de si mesmo.

    ResponderExcluir
  8. Ahhh
    E só para levantar uma questão bem polêmica...
    Nós, os seres humanos, tão vís, tão maus, tão horrorosos estamos destruindo o planeta...
    Ok, só vou lançar uma pergunta:
    O QUE OS DINOSSAUROS FIZERAM PARA DESTRUIR A VIDA NO PLANETA?
    Nada. Esse dito fim, é um processo que independe das formiguinhas insignificantes chamadas SERES HUMANOS. Se vocês forem estudar mais afundo astronomia, verão que, esse planetinha está constantemente ameaçado por meteoros e etc. com mais de 1 kilometro de diâmetro, neste caso, nem as baratas, que são, comprovadamente, o único ser vivo que sobrevive a bomba atômica, sobreviveriam.
    Logo, Ohhhh, não vamos destruir a Amazônia, Ohhh, não vamos matar os bichinhos e blá blá blá, o engraçado é que, essa idéia de conservação veio, não dos tupiniquins aqui, veio dos europeus e dos norte americanos, exatamente os mesmos que destruíram TUDO que havia na terra deles...
    E os nossos inocentes ambientalistas entram nessa papagaiada...
    A destruição deste planeta independe da vontade das formiguinhas... ou seja, nós.

    ResponderExcluir
  9. xokante Viky, aetrarodr msemo. Sua vsiao da eixsetnica é miuto luoca.

    ResponderExcluir
  10. Nossa... você ficou tão estarrecido com o meu comentário que nem conseguiu escrever direito...

    ResponderExcluir
  11. Cada vez menos vejo a sociabilidade entre nós cidadaes). Nos dias de hoje somos confrontados com a crise económica, desemprego, falta de tempo devido às nossas vidas atribuladas… vemos a taxa de criminalidade a aumentar, nossas saúdes a diminuírem com a infestação de transtornos psíquicos que com a realidade actual somos afectados; -depressões, ansiedades etc… Mas caros leitores, mesmo todos sabendo desta realidade, em vez de vermos uma sociedade mais predisposta á mutua ajuda; mas não! Antes pelo contrário! … Vemos a quebra de relações, sejam de amizade ou meramente de camaradagem, que por causa do desconforto desta realidade, cada vez menos se sociabilizam, ou se o fazem não é com a totalidade da disposição á convivência social e sim a interesses (…). Este meu desabafo tem um objectivo muito mais importante do que as meras palavras que escrevo, sei que todos os que buscam, um dia encontrarão e os que batem ser-lhes-á aberto, por isso, preocupemo-nos com cidadania e deixemos de parte as invejas e caprichos mesquinhos, que de nada nos servem… Não estou a falar de dinheiro! Não estou a falar de perfeição! Não estou a criticar ninguém no singular, apenas expresso a minha ideia com a finalidade de reflectirmos sobre mentalidades que em pleno século XXI de nada servem… Nelson Castro

    ResponderExcluir
  12. umo dos principais probremas de nossa humanidade é o egoismo, ele veim da falta de conciencia de que todos noss temos o mesmo valor ante a creaçao divina e que esta nao faz diferencia entre ums u outros , a diferencia a fazem os fatos , a causalidade ( causa-efeito).
    poder comprender esto ajudaria a que noss eliminaramos á autoimportancia, autocompaixao, competiçao, apego a noss mesmos,o medo, orgulho,culpa.
    sacrificar a personalidade, renunciar a ela , permitiria noss comprender a realidade da vida e de nosso SER e assim tambem ter utilidade real para os demais.
    ese é umo de nosso compromissos com a humanidade e com o planeta.
    sacrificar nosso egoismo e desperar a conciencia.

    ResponderExcluir
  13. Acho que as pessoas alias nós msm naoo vou julgar um so pq cada um sabe até que ponto vai seu próprio egoismo mais eu particularmente procuro melhorar a casa dia que passa buscoo manter a boa convevincia em familia o valor da verdadeira amizade e tantas outras coisas que são as verdadeiras essencias da vida !. ao invés e evoluir no meu proprio EGOISMO ...

    ResponderExcluir
  14. Eu vos conjuro amados irmãos!!!!!
    Dizeis um aos outros palavras belas, que são como um bálsamo para os espíritos doentes. Demonstram vossas virtudes e também vossas ignomínias. Porém que vantagem há no "conhece-te a ti mesmo"? Dever-se-ia ser o contrário para a busca de uma felicidade abundante. Então vos digo de todo o coração: "Ó homem, Desconhece-te a ti mesmo"!!! Viva a ignorancia como projeto pessoal e serás verdadeiramente salvo!!!

    Um abraço rapaziada!!!
    leandro

    ResponderExcluir