sábado, 21 de março de 2009

M1 - TEMA2

Módulo 1 - Autoconhecimento
Tema 2 : Do Homem Animal ao Espiritual
Pergunte a você mesmo:
SOU CONDUZIDO PELO INSTINTO OU PELA RAZÃO?

33 comentários:

  1. Por ambos, busco o autocnhecimento para que eu consiga tomar consciencia da maior parte de minha ações, porém percebo em meus comportamentos diarios que ainda estou dominado pelas atitudes instintivas e por impulsividade. Tento fazer o melhor a cada dia, sei que o caminho é longo mas tenho a certeza que dei o primeiro passo.

    ResponderExcluir
  2. Engraçado isso, hoje mesmo eu estive tendo uma conversa comigo mesma a esse respeito. Foi a razão tentando se colocar mais forte que o instinto... e foi uma espécie de Mãe educando sua filha pequena, explicando como deveria proceder e que tal comportamento, não seria mais admitido... foi uma choradeira só... não sei se a criança vai obedecer, mas espero que sim, afinal a mãe aqui sou eu.... entenda agora a situação rsrsrsr

    ResponderExcluir
  3. Sempre sou conduzida pela razão; meu instinto me serve mais para aquele sinal de "perigo" sabe? Aí ele entra e sempre me dou bem ao ouvíu-lo; agora para qualquer decisão q eu tenha q tomar, entra sempre a razão, apesar q devo reconhecer q essa briga íntima é antiga rsrsrs;todos conhecem bem,até decidirem para si o q é melhor,razão,instinto ou emoção...by

    ResponderExcluir
  4. Meu... essa pergunta é complicada... por mais que nos policiamos, algumas atitudes que nem percebemos acabam sendo movidas pelo instinto, ou melhor, acredito que pela cultura, o costume social que o sistema acaba determinando como verdade absoluta.

    ResponderExcluir
  5. Pienso que el instinto y la razón los poseemos los seres humanos en dimensiones diferentes cada uno de nosotros, dependiendo esto de la genética, educación, religión, experiencias vividas y que determina en todo caso nuestra forma de vida y nuestras reacciones ante ella….Viendo necesarias las dos con un balance positivo. Conocernos interiormente, educando nuestro yo interior, concienciar, nos ayudara a conseguir el balance perfecto entre la razón y el instinto. Aunque en la premura de algunas escenas de nuestra vida el instinto vaya por encima de la razón.
    Lizzie

    ResponderExcluir
  6. Pienso que el instinto y la razón los poseemos los seres humanos en dimensiones diferentes cada uno de nosotros, dependiendo esto de la genética, educación, religión, experiencias vividas y que determina en todo caso nuestra forma de vida y nuestras reacciones ante ella….Viendo necesarias las dos con un balance positivo. Conocernos interiormente, educando nuestro yo interior, concienciar, nos ayudara a conseguir el balance perfecto entre la razón y el instinto. Aunque en la premura de algunas escenas de nuestra vida el instinto vaya por encima de la razón.
    Lizzie

    ResponderExcluir
  7. Na verdade eu acredito que não existe a forma correta de agir. Em alguns momentos somos frios demais ao agir com a razão e em outros inconsequentes por agir com a emoção, precisamos buscar o discernimento para entender quando devemos usar a razão e/ou o instinto. Eu me vejo como alguém que busca o equilíbrio entre os dois, mas ainda sinto que ajo mais por impulso e emoção.

    Abs a todos!

    ResponderExcluir
  8. Embora sabendo que pra tudo existe uma razao ou nao, ou ate instintos, eu prefiro agir mediante a fé em Deus, porque tenho certeza que por ele nós somos bem conduzidos.

    ResponderExcluir
  9. Embora muitas pessoas agem pela razão ou pelo istinto,eu sempre procuro agir pela fé pois tudo
    que determinamos em nosso coração crendo recebereis.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. poiseh, mt dificil isso, acho mt dificil viver nesse mundo animal e querer agir com a razao, n da pra negar o instinto, temos q escuta-lo e com a razão aceita-lo!

    ResponderExcluir
  12. Caro,amigo de produção de conhecimento e montador de radiador, a porta do conhecimento é estreita e não é fácil mas tem um que veio para dar o saber e a guia para chegar nela, que é a porta do lado espiritual que é Jesus o unico que deu seu proprio sangue pela vida do seres humanos a ainda perduaram eles

    ResponderExcluir
  13. Lucas,se precisa de alimento espiritual como precisamos de alimentar a nossa carne para manter-nos em vida e cuidar dela com uma boa saúde temos tb de alimentar a nossa alma com as coisas de Deus, agradecendo todos os dias pela a saude de nossa alma como orar e reverenciando em agradecimento por mas um dia de vida e só a Deus devemos fazer que ele é unico dono do folego de vida

    ResponderExcluir
  14. Geralmente sou conduzida pela minha razão que é muito apurada...
    Mas tem horas, situações que o instinto acaba me dominando e saio do racional...
    Mas isso, é o normal de qualquer animal da raça humana.

    ResponderExcluir
  15. Falando específicamente para o Cleiton e para os arianos em geral...
    No normal, sou a conhecida cética, a pessoa que não acredita em nada, mas, algumas coisas são muito evidentes para que eu tente ignorar...
    Uma coisa que não dá para ignorar é que, os arianos, de uma maneira geral, tem como característica básica a impulsividade; Logo, eu não fico me culpando quando sou impulsiva, procuro reconhecer... na medida do possível reparar o estrago e bola pra frente.

    ResponderExcluir
  16. Ah...
    Gostei do comentário da Denise... o mais coerente até o momento...

    ResponderExcluir
  17. Na maior parte das vezes sou conduzido pelo instinto de reagir as situações ao inves de pensar e agir pela razão

    ResponderExcluir
  18. + pela razão, pelo instinto ja teria feito muita caca por ai. Ufa. O melhor é ter equilibrio sempre e confiar no instinto. O duro é chegar nisso. É mole não.

    ResponderExcluir
  19. Agora estou no instinto..... pura raiva... mas observe que prefiro utilizar meu mail. Será que raiva posso ter?

    ResponderExcluir
  20. ainda estou indignado pela exclusão de meu comentario... que sequer me lembro.
    Porem penso que foi um momento meu, usurpado sem reflexão.
    Me sinto enganado.
    Esta registrado no inicio do blog que poderiamos expressar livremente nossas opnioes.
    Esqueceram de dizer livre até que o moderador assim julgasse, coisa esquisita.... censura e exclusão são incompativeis com liberdade exceto se excluem a liberdade de outrem.
    Bom agora mais equilibrado, passado o instinto, perdoo e peço perdão.
    Esta é uma iniciativa muito boa pra ser manchada, todos temos o direito de errar.
    Se nos sentirmos ofendidos, prefiramos questionar o ofensor de suas reais intenções.
    Antes de agir, reflitamos. Nossa interpretação, equivocada podera estar distorcida e podemos afastar pessoas que amamos.
    Vale pelo amor, confiança, aceitação, compreensão e respeito.

    ResponderExcluir
  21. Lamento, mas te informo que eu não apaguei nenhum comentario.

    ResponderExcluir
  22. Que vergonha! Julguei alguem só pelo fato de considerar a pessoa responsavel pelo acontecimento. Redondamente equivocado, e duplamente falho. PEÇO PUBLICAMENTE DESCULPAS, e me sinto muito honrado por ter sido acolhido atraves de email do mesmo. Droga, acho que acabei por mostrar um dos muitos espinhos que possuo. Tambem tenho perfumes, raro, mas tenho (não é raro de inigualavel, mas raro de pouco mesmo) espero um dia que se manifeste tal qual meu espinho. Sou eu assim, simples. FRATERNO ABRAÇO E CARINHO NO CORAÇOA.

    GRATIDAO-ADAO

    ResponderExcluir
  23. Pela intuição, às vezes, depois de sempre a razão.

    ResponderExcluir
  24. É verdade!
    TEnho notado que os comentários do Adão desaparecem sem que ninguém saiba como...
    Será que é alguma coisa com o blog?
    Ou...
    Bom, na comunidade Contradições Bíblicas, você simplesmente não pode falar mal da "ceita" Congregação Cristã no Brasil! O mais engraçado, é que o orkut nunca se atreveu a apagar qualquer opinião minha por que deixei bem claro que sou uma AUTORIDADE no assunto quando diz respeito a essa ceita em específico...
    Sou uma AUTORIDADE NO ASSUNTO por que aturo uma família de ponta a ponta da CCB (abreviação)... logo posso sim falar o que eu quiser da minha própria família!
    Bom... caro amigo Adão, você tem que ver o que está fazendo com que excluam seus comentários.
    Mas já é previsto em Código Penal os crimes cibernéticos que inclui apologia a drogas, racismo, pedofilia, etc. mas duvido que você tenha feito qualquer uma das coisas citadas...
    Abraços meu caro.

    ResponderExcluir
  25. Coisas do alem. Se um aviao pode desaparecer em pleno voo em 2009 com satelites rastreadores, radares e tamanha evolução das telecomunicaçãoes, qto + um misero comentario é factivel de ser abdusido.
    AUTOR + IDADE = AUTORIDADE. Seria uma pessoa com vivencia comprovada que tem confiabilidade no que diz?...
    Qto aos crimes... (aquilo q um grupo (sociedade) delimita como regras passiveis de punição qdo desrespeitadas. Agradeço a confiança qdo diz "...mas duvido que voce tenha feito qualquer uma das coisas citadas...".
    É por saber que apesar de tudo ainda temos pessoas que acreditam no ser humano que faz valer a pena a vida, ainda que pairem duvidas ou incertezas CONFIAR é estar aberto a VIDA a EXPERIENCIA e ao CRESCIMENTO.
    Que pese algumas vezes que levamos na cara.
    É a vida......

    3 de Junho de 2009 17:06

    ResponderExcluir
  26. Sim Adão...
    Sou uma Autor+Idade no assunto quando diz respeito a "ceita" Congregação Cristã no Brasil...
    Convivência a mais de 25 anos...
    Freqüentei algum tempo essa "ceita"...
    Portanto, o que digo sobre a CCB tem sim confiabilidade comprovada.
    Quanto a confiança... você fez por merecer!
    Você não é falso nem hipócrita!
    Abraços meu caro.

    ResponderExcluir
  27. Essa pergunta é difícil. A maior parte do tempo sou guiado pelo instinto e sempre a quebrar a cara ... é até engraçado isso, pois ser guiado só pela razão transforma o "Animal-homem" em um ser totalmente ignorante e sem emoção. acho que fico com o instinto.

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. Instinto vem do intimo do animal homem... a razao da ponderaçao da experiencia racional do homem evolução... como tudo... necessario se faz do equilibrio...

    ResponderExcluir
  30. “Conhecer os outros é inteligente, conhecer-se a si mesmo é a verdadeira sabedoria. Dominar os outros é força, dominar-se a si mesmo é o verdadeiro poder”.

    ResponderExcluir
  31. Ha sabedoria, nas palavras só são percebidas por que alcança a serenidade.

    ResponderExcluir
  32. Ultimamente por instinto!!!!!

    ResponderExcluir
  33. Não posso afirmar se é a razão ou o instinto que impulsionam as minhas ações... Ora um, ora outro dominam as minhas atitudes. A razão sempre trabalha procurando planejar as atitudes que serão tomadas no futuro, mas acredito que na hora "H", no aqui e agora, é o instinto o mais poderoso, que, nos momentos e acontecimentos imprevistos, reina soberano sobre as minhas emoções.

    ResponderExcluir