quinta-feira, 18 de junho de 2009

M3 - TEMA 4

Módulo 3 - Aperfeiçoamento - Renovação interior
Tema 4-Relacionamento com as pessoas

Pergunte a si mesmo:

Procuro descobrir os valores que o outro certamente possui?
Como eu reajo quando pessoas interferem em minha vida?

9 comentários:

  1. Eh! O relacionamento com as pessoas é bastante difícil pra mim. Tem pessoas que eu já gosto de cara...mas tenho resistencia com outras...

    É mais fácil descobrir e incentivar os valores dos nossos amigos, mas das pessoas que não temos muitas afinidades procuramos quase sempre os pontos ruins pra ter certeza q não presta mesmo rs rs. Eu procuro ver os valores até das pessoas que eu não me relaciono bem, mas é difícil, nem sempre consigo...

    Não gosto que se interfiram na minha vida, e justamente por não gostar disso acho que me interfiro demais na vida dos outros, principalmente dando conselhos...

    Mas na verdade conselhos não servem de nada se não somos o exemplo daquilo que falamos, ou seja, preciso me aprimorar moralmente para ser uma pessoa melhor e ficar em paz comigo mesma para poder auxiliar o próximo sempre respeitando a sua individualidade.

    ResponderExcluir
  2. complicado em minha vida isso acaba acontecendo direto, sou do tipo que tenho um defeito que seria, acreditar muioto nas pessoas e isso tem me prejudicado muito. Tenho poucos amigos sou muito digamos individualista gosto de ficar sozinho com meus pensamentos, mais quando necessario, até mesmo agora eu sigo o que quero e nao mais os conselhos dos outros, só eu sei o que serias bom pra mim e se eu nao quebrar a car atentando, como eu poderia amadurecer se nao enfrentar as situacoes de frente !

    ResponderExcluir
  3. O Relacionamento Interpessoal é um dos meios para se obter o auto-conhecimento, é no convivio social que consiguimos ver nossos defeitos e virtudes.
    Vemos nos outros aquilo que não temos coragem de ver em nós, algumas teorias explicam tal fato; por exemplo a psicologia descreve como sendo uma projeção, projetamos no outro aquilo que não queremos ver em nós, outras doutrinas filosoficas chamam de efeito espelho.
    Porem percebo que deviamos agir de acordo com o ensinamento de um Mestre chamado Jesus, que dizia que primeiro devemos tirar a trave de nossos olhos antes de ver o cisco nos olhos dos outros.

    ResponderExcluir
  4. Com relação a mim, sou uma pessoas introspectiva, gosto de pensar, a respeito da vida, de emu comportamento, estudar o auto-conhecimento de forma cientifica, observando as minhas reações reações, procurar respostas...As vezes me considero até anti-social...Mas é assim mesmo, devemos nos conhecer...

    ResponderExcluir
  5. Como o Cleiton, sou antisocial. Fico muito tempo em casa, evito - ora consciente, ora inconscientemente - as pessoas em geral.

    Algumas pessoas próximas dizem que eu sou "boazinha" e que tento ver as pessoas sempre sobre o melhor ângulo, mas não sei se isso é bem verdade.

    Como tenho séiras dificuldades de me relacionar, em geral, minhas tentativas de ver o lado bom das pessoas acaba sendo, na verdade, ou produto de uma leitura superficial destas ou mesmo uma atitude "politiqueira", que me propicia condições de "ficar bem com todo mundo" o tempo todo.

    Evito conflitos, não crio antipatias declaradas e, em face disso, tenho acesso a "informações privilegiadas".

    Sou filha de mineira, neta de mineira e, por isso também, acabei me condicionando a ser extremamente desconfiada. Espero o pior das pessoas a maior parte do tempo; isso faz com que suas atitudes e valores bons sempre me surpreendam.

    Confiar... isso demanda tempo e vários "testes".

    Como tento não interferir na vida dos outros, não gosto nem um pouco que qualquer pessoa - mesmo aquelas que o fazem com boa intenção - opine ou interfira na minha. Afinal, a "recíproca é sempre verdadeira". Se eu não fico me metendo na sua vida é um excelente sinal para que vc não intrometa na minha.

    Como sou bastante individualista, introspectiva, etc, só busco ajuda depois que todas minhas tentativas de resolver o problemas sozinha foram inexitosas. Pedir ajuda ainda significa para mim demonstrar fraqueza e isso pode ser muito perigoso.

    ResponderExcluir
  6. Bom, lí alguns comentários acima e me identifiquei com alguns, há algum tempo eu era a pessoa mais conselheira e motivadora que existia, e procurava ser exemplo, do que eu mesma dizia. Hoje antes de falar ou aconselhar ou motivar eu já penso, pois, cada ser em si carrega uma possibilidade de evolução infinita, me relaciono bem com as pessoas até gosto de trocar idéias que sejam de auto ajuda, mas qdo o assundo é divergente eu nem discuto...rs
    Abç

    ResponderExcluir
  7. Olá Cleiton e Amigos,
    Hoje, procuro descobrir e destacar as qualidades nas pessoas, mas vou lhes dizer o motivo que desencadeou essa mudança de atitude.
    No momento, preciso viver em Portugal com meu querido marido. Sou brasileira e estou há quase dois anos fora do meu país. Aqui encontrei muitas pessoas desinformadas a cerca do ser humano e é lógico, qualquer coisa que não seja habitual na vida quotidiana, essas pessoas repelem, desconfiam, discriminam, etc... No início, nem dava conta do que acabei de relatar, mas quando comecei a perceber, ficava observando e pensando que as pessoas nem me conheciam como é que podiam "sair me descartando"???? Hoje, por ter percebido a discriminação, tenho agido de outra forma com as pessoas.
    Vou ser mais clara exemplificando: No Brasil, vejo que é comum uma pessoa ser simpática, dar um bom dia respeitoso, humano, sorrindo tanto para um homem como para uma mulher. O que aqui não acontece. Para ter acesso ao supermercado eu precisava entrar num shopping, e como sou educada, logo dava um bom dia ao segurança, que merece todo o respeito de quem por lá transita, da segunda que tive o mesmo proceder o tal segurança afirmou: - Você é brasileira, eu disse: -Sim, Senhor! E para a minha surpresa!!!!! O homem diz: Será que dava para a gente se conhecer melhor???? Coitado, desinformado.
    Muitas vezes, as pessoas são mal interpretadas, ao invés do tal senhor pensar que a moça que lhe dava um bom dia humano era uma pessoa no mínimo legal, não! Foi logo pensando que estavam “dando mole” para ele rsrsrsr
    Agora, em relação a interferência das pessoas na minha vida me incomoda bastante quando a interferência é negativa. Mas mesmo assim estou procurando respostas, entendimento para lidar com isso.
    Abração a todos!

    ResponderExcluir
  8. Bom dia.
    Bem, o excesso de estímulos à “sociabilidade” chegou a tal ponto, que a simples reserva de alguem é encarada como algum tipo de patologia ( depressão, etc). E a ironia nisso, é que no meu caso, isso muitas vezes se dá em momentos de auto-avaliação, revendo atitudes minhas e alheias.
    Seja como for, acredito que o autoconhecimento é a unica via para a evolução pessoal. Descobrir minhas reais necessidades ( e não as passadas culturalmente, etc.)
    A questão que fica no ar Cleiton é:
    Como realizar uma sintonia entre a realidade interna e a externa?
    Ou isso é impossivel?

    ResponderExcluir
  9. Complicado estou a descobrir, porém, cabe a nos conhecer nosso interior, e ter a coragem de ser quem somos, assim estaremos mais proximo da verdade. Então a virtude que devemos desenvolver para se ter paz interior e a coragem, aprendi que esta eh a maior virtude do Mestre Jesus Cristo.

    ResponderExcluir