quinta-feira, 26 de março de 2009

M1 - TEMA 3


Módulo I - Autoconhecimento
Tema 3 - Auto-aceitação

Pergunte a você mesmo:
Aceito-me? Estou satisfeito comigo? Uso máscaras?
Faça seu comentário!!!

22 comentários:

  1. Vamos, acorde!

    Você não é um derrotado, um incapaz.
    Não se entregue.

    Levanta-se.

    Você tem mais força sobre a
    dor do que ela sobre você.

    Compreenda.
    A dor nasce da sua maneira de pensar.

    Eleve o pensamento.
    Apague o pessimismo.
    Pense na vitória, na paz, na alegria.
    E tudo vai melhorar.

    Você é capaz. Confie.

    Um imenso poder de Deus está alojado
    em você pronto a se manisfestar.

    Lourival Lopes

    que a paz do sehor esteja conosco....

    ResponderExcluir
  2. São perguntas difíceis de responder, principalmente na sinceridade, auto-aceitação, a maioria dos seres humanos não se aceita como é. Por isso estão sempre copiando, a midia e o mercado materialista sabe disso, e aproveita pra ganhar dinheiro com esse "pequeno grande" defeito dos ser. Pois estamos sempre querendo parecer o que não somos, ou seja devemos parecer perfeitos, bem resolvidos, a sociedade nos cobra isso, mas isso para o modelo materialista, consumista e capitalista.

    Agora falando de mim, diante disso que acabei de dizer, venho ficando mais esperto e prestando a atenção no que me faz bem e não no que os outros querem. Porém vejo que a caminhada é longa, pois ainda sou influenciado pelos fatores externos. REspondendo a pergunta, não me aceito pois vivo em conflito com o sistema capitalista e o mundo espiritual e verdadeiramente moral, estou insatisfeito pois tento me adequá ao meio onde estou, por consequentemente utilizo as mascaras. Então essa é a briga interior, viver na plenitude, para isso busco o aprimopramento moral.

    ResponderExcluir
  3. Olá Cleiton, em primeiro lugar gostaria de lhe parabenizar pela iniciativa... É muito difícil nos dias de hoje encontrármos pessoas preocupadas com os problemas do proximo, ou mais que isso, tentar de alguma forma ajudar ao próximo. Parabéns de verdade.
    Bem vamos lá...Hoje aos quase 31 anos posso dizer que sim... Aprendi a me aceitar. Mas nâo me aceitar da forma que eu era, que eu sou. Aprendi a me respeitar, e a querer mudar, buscando melhorar enquanto pessoa a cada dia. Um passo impotante para isso foi aprender a ignorar tudo de ruim que passar pela minha vida, coisas, pessoas, situações, se for problemas a gente resolve, o resto é apenas o resto. Confesso que foi difícil chegar até aqui pensando e agindo desta forma. Pois sempre fui uma pessoa de personalidade forte, e não levava mesmo desaforo pra casa. Mas aí eu descobri que a minha verdade é somente minha, eu não preciso que ninguém acredite nela e por isso não preciso impô-la a ninguém. Cada um pensa e age como quer, e cada um sofre as conseuqências pelos seus atos. A vida passa muito rápido, e eu quero é viver bem e feliz, sem perder tempo com coisas e pessoas pequenas desta vida.Estou feliz por ter alcançado este grau de maturidade, pois dests forma consigo lidar melhor com as situações da vida, e consequêntemente viver mais tranquila e feliz. Me amo, me aceito, estou feliz comigo.
    Quanto as mácaras? Sempre precisamos carregar algumas... Nem todo mundo merece nossa verdade.

    ResponderExcluir
  4. Cleinton Olá!
    Caro amigo e queridos amigos ...

    Penso que temos que aceitar ... como caminhamos na vida. Na maturidade que realmente apreciam nossas forças e fraquezas. A própria vida nos ensina a descobrir quem somos. Estamos desapontados em que hustles, reparação, modificação, estamos aqui para levar de lá, olhando para o perfeito modelo para modelo, reunir elementos para a nossa personalidade, de acordo com nossas expectativas e demandas do ambiente.
    A maior pressão que temos sobre o nosso ambiente, nos esforçaremos para mudar continuamente e ser aceito. Durante este processo, podemos mudar a nossa personalidade aspectos que não satisfazem-nos ou nos prejudicar, mas também eventos que acontecem em nossas vidas, temos uma mudança de experiência acumulada, temos experiência em nosso modo de alerta pensar e agir .... Uma vez que descobrimos que muito pequena possibilidade de usar a máscara para se adaptar às nossas exigências e para o ambiente, as máscaras que nos ajudam a refletir algo que não estamos a esconder ou a nossa realidade.
    E agora o meu 40 .. masss ... embora às vezes eu sei é quando eu sinto que eu aceite as minhas forças e fraquezas, e sinto-me confortável para me mostrar como eu sou, de ser aceite exigente com a minha bordas curvas e, sabendo que todos temos pontos fracos e fortes. Assim, eu também aprendi a aceitar, amo meus amigos e família com os seus pontos fortes e fracos.
    Estamos sempre mudando, não estou 100% o mesmo ontem e amanhã espero que não seja 100% o que sou hoje, se alguma coisa muda dentro de nós. .... É a minha experiência

    ResponderExcluir
  5. PORQUE NÃO FAÇO O BEM QUE QUERO, MAS O MAL QUE NÃO QUERO ESSE FAÇO?

    ResponderExcluir
  6. Na verdade, acredito que a grande maioria das pessoas não se aceita e/ou usa máscaras justamente porque não sabe nem quem é de verdade, ou seja, para quem não sabe onde ir, qualquer caminho serve. Primeiro eu preciso saber quem eu sou, o que eu desejo para então ser verdadeira, ser eu mesma, sem precisar de máscaras. Infelizmente, não podemos - ou não querermos - perder todos os beneficios que o mundo material nos proporciona e é exatamente o que acontece hoje em dia com a grande maioria que assume sua real indentidade, ela foge do padrão da sociedade, portanto é excluída. Eu ainda preciso usar máscaras para os outros, mas venho lutando muito para não precisar nunca mais usar máscaras para mim mesma.

    Abs!

    ResponderExcluir
  7. Em meu pensamento a maioria das vezes na vida tomamos atitudes que parecem ter sido tomadas de livre arbitrio, mas essas atitudes sofrem uma serie de fatores antes de serem executadas, dentre elas, analizamos o nosso comportamento perante a sociedade que nos interfere policialmente na maneira que nos comportamos e em nossas atitudes, essa interferncia muitas vezes acaba nos impondo mascaras que aceitamos usa-las sem saber se essas mascaras realmente retratam quem realmente somos, isso engana a quem olha e até mesmo aos própios usuarios dessas mascaras. É dificil expor a verdadeira face, a mascara seria como escudo ou camuflagem. As mascaras causam ausencia de sigo mesmo, pois a pessoa acaba perdendo a própria identidade quando essas mascara se sobressaem a si mesmas, então por mais q seja a luta, devesse tirar esses ateparos que eu acho que todos nós acabamos sempre usando, e por algum motivo temos um despertar, e esse despertar deve ser sucedido própria aceitação, depois da aceitação é que vem a melhoria q acima de tudo deve ser espiritual para então poder dizer está satisfeito com sigo mesmo. Essa é uma tarefa dificil e porque ñ dizer ardua, confesso q embora pense desse jeito, muitas vezes isso acabe sendo deixado de lado, mas acredito q com o enriquecimento mental e espiritual essa tarefa um dia se dê por finalizada, para todos, buscando força em si e em Deus.

    ResponderExcluir
  8. Olá Filhotão
    Estamos sempre em crescimento espiritual em todos os momentos e segundos da nossa vida e com isso Deus nos dá a chance de estarmos absorvendo coisas boas e descartando aquilo que não é conveniente ou até mesmo tirarmos conhecimentos daquilo que no momento parece ser ruim, pois aprendemos tb.com as coisas ¨ruins¨e assim vamos aprendendo e tentarmos transmitir esse aprendizado para quem está interessado tb em aprender a vida é muito mais de observação e atitudes nas horas certas....beijus!!!

    ResponderExcluir
  9. Queridos... queridos...
    Sei bem o que dizem...
    Mas, não se cobrem tanto... não temos como sair muito dessa hipocrisia que nós mesmos somos. A única forma, seria, largar tudo e viver na selva como nômade.
    Mas, eu demorei bastante para aceitar as coisas como sao, sei que é ruim pensar assim mas... Voces vao ver, vocês vao chegar ao mesmo ponto em que estou agora.

    ResponderExcluir
  10. Aceito-me?
    Sim.
    Estou satisfeito comigo?
    Sim, queria ter um corpo mais x, mas... estou satisfeita.
    Uso máscaras?
    Sempre que se faz necessário.

    ResponderExcluir
  11. Definitivamente não.Não.Uso diversas mascaras para tentar mudar o jeito dos outros me verem porem não consigo mudar o jeito que eu me vejo.

    ResponderExcluir
  12. Tento muito, + ainda uso muitas conhecidas, outras que penso ser eu, e outras que desconheço. Busto o autoconhecimento para deixa-las. Mas é dificil até admiti-las.

    ResponderExcluir
  13. Mesmo tendo a cosciência das máscaras, ainda me pego as utilizando em diversos seguimentos da minha vida, e ainda estou preocupado com a imagem.

    ResponderExcluir
  14. Você descobrirá
    então como são impossíveis as exigências que lhe faz a sua auto-imagem idealizada; você
    verá que é a sua auto-imagem idealizada, e não Deus, a vida ou as outras pessoas, que exige
    tudo isso. Começará também a ver que, por causa dessas demandas da personalidade, você
    precisa que os outros o ajudem a atendê-las. Isso faz com que você inconscientemente exija
    dos outros o que eles são incapazes de dar. Então você fica muito mais dependente do que
    precisa ser, malgrado todo o seu esforço em direção a uma independência distorcida do tipo
    agressivo ou retirado.

    fonte:
    Livro: Não temas o mal

    ResponderExcluir
  15. Esse é um dos males que a imagem idealizada, a mascara, o eu falso, pode proporcionar ao ser, um grande gasto de energia, para se manter.

    ResponderExcluir
  16. Tambem penso isso.... como mascaras de aceitação que depois exclui comentarios... desculpe mas preciso dar vazão a minha indignação... tudo bem... é só excluir como fez antes.....

    ResponderExcluir
  17. Deve ter sido um engano, pois não exclui, ok?

    ResponderExcluir
  18. Tudo bem, acredito se voce diz. Passou, passou e aguas passadas ja eram. Viu fiquei irado pq tenho a mascara do "menino bonzinho" o "coitadinho" que faz tudo certo. Droga. Eu sou o que sou, mas me doi ver minhas deficiencias, por isso uso mascaras, de medo que alguem perceba que sou imperfeito e me rejeite. Eita dureza de vida. Dane-se sou assim, e pronto quero ser o que sou pra quem estiver comigo estar comigo, nao com uma mascara. Ufa! Que o diga voce Viky.

    ResponderExcluir
  19. É isso aí Adão!
    Chega de mentiras! Chega de ilusões!
    Preciso usar máscara para chegar ou conseguir alguma coisa? Eu uso!
    E TODOS USAM!
    Não aguento esse papo furado de ser perfeito...
    Não sou perfeita, nunca vou ser...
    E como diria meu profeta favorito Isaak Asimov:
    "__A beleza está exatamente não imperfeição, não diferença!"
    Caso não conheçam o meu profeta... se alguém assistiu O HOMEM BICENTENÁRIO, conheceu meu profeta por acaso e sem saber...

    ResponderExcluir
  20. Vi, maravilhoso. Reflete no sentimento, amago do ser.

    ResponderExcluir
  21. Olá Cleiton!

    São as tais máscaras a minha grande dificuldade nessa vida, com tudo e com
    todos. Me aceito muito bem, só que, sem
    elas, com defeitos e tudo. Assim como em
    qualquer relacionemento. Mas,infelizmente
    as famosas viraram também um meio de sobre-
    vivência.O difícil agora é saber em que oca-
    sião alguem está sendo verdadeiro.
    E assim,boa parte dos seres humanos vem
    se tornando cada vez mais individualistas,per-
    dendo a confiança, muitas vezes até em si pró
    prios. È uma pena, mas como disse Andreia Cast.
    "nem todo mundo merece nossas verdades". Ainda
    assim trato de ser eu mesma o máximo que tiver
    ao meu alcance e em qualquer situação, até quando tento me expressar por escrito. Pois,de
    verdade, me odeio máscaras! imagine que tortura
    é quando preciso usar alguma, principalmente
    quando percebo o engano que estou causando sobre
    mim mesma.
    Valeu a oportunudade! Muito Obrigada!abç.

    ResponderExcluir
  22. Devemos concentrar nossos esforços em conhecer a nós mesmos, verificar quais são nossos medos, duvidas, preocupações, anseios, para podermos corrigir, ou pelo menos estar desperto. Se não fizerms dessa forma, estaremos encobrindo estes sentimentos com algum tipo de fuga, montando uma auto-imagem, fugindo do problema e ficando cada vez mais distante de poder resolver o que está causando nossos sofrimentos.

    ResponderExcluir