sábado, 14 de março de 2009

INÍCIO DO PROGRAMA - 14/03/2009

Módulo I - Autoconhecimento
Tema 1: Origens
Pergunta 1:
QUEM SOU EU? COMO ME VEJO?

29 comentários:

  1. Sou uma boa pessoa,que quer ser melhor estou em busca da minha verdade interior.Verdade que para ser perfeita preciso eliminar muitos "eus" ,no qual busco o auto-conhecimento emocional e espiritual para atingir o meu melhor.

    ResponderExcluir
  2. Eu sou simplesmente Eu, hoje me vejo como um ser humano com um kit completo, cheio de possibilidades de utilização ou não e não me incomodo tanto com isso como antes, estou em um caminho de renovação continua e sei que o Universo me proporciona oportunidades, colocando a meu alcanse coisas e pessoas para meu aprendizado.
    Um bom exemplo disso é a realização deste BLOG.
    Obrigada pela oportunidade, estarei por aqui com vcs.

    ResponderExcluir
  3. Eu sou uma pessoa que busca constantemente a evolução e o desenvolvimento pessoal, o autoconhecimento, as limitações, os defeitos e as virtudes, e com esse tipo de conhecimento reconhecer o amor por mim mesmo e pelos outros seres humanos que estão proximo de mim.

    Me vejo como uma pessoa que gosta de compartilhar o conhecimento com as pessoas, da mesma maneira que pode me ajudar tal conhecimento creio que possa ajudar outras pessoas. Ainda me vejo cheio de defeitos, portanto faço um esforço para poder enxergar as virtudes.

    ResponderExcluir
  4. Eu sou uma pessoa que realmente procura a evoluçao pessoal, e acredita q cada um tem o poder de conseguir o seu desenvolvimento porem como eu disse no comentario abaixo, A PERFEIÇAO Q BUSCAMOS... ELa começa aqui
    E procuramos sempre estar olhando pra nós pq a maioria das pessoas se preocupa com os defeitos olheios nunca olham pra si e isso faz com q se perca a sabedoria para q concerte os seus defeitos procuro me ajudar e ajudar ao proximo, gostar mim tbm e gostar do proximo ensinar oq sei e aprender o q nao sei.. bom espero q aprenda muito aki e passe o q sei tbm
    CLEITON PARABENS AMIGO

    estarei sempre aqui..
    by: MORENÁÁ (TATYANE)

    ResponderExcluir
  5. Em primeiro lugar, gostaria de dar os parabéns pela iniciativa do blog, sempre pensei amor, que você seria um divulgador do autoconhecimento, bem estar e da doutrina espírita, parabéns! Estarei sempre com você na sua caminhada, Te AMO!

    Hoje eu sou diferente de ontem e talvez amanhã eu seja melhor do que sou hoje. Hoje me vejo em busca de tudo que possa me trazer qualidade de vida. Me vejo menos egoísta e percebo que para ter qualidade de vida devemos cultivar com muito carinho a nossa espiritualidade, nossos amigos, família, relacionamento e principalmente praticar o bem para o outro.

    Mais uma vez parabéns amoreco! Bjos...

    ResponderExcluir
  6. Eu ainda naum sei ao certo se sei quem sou mais espero descobrir ao longo da vida,aprendendo cada vez mais com os desafios,perdas,alegrias,descobertas enfim..acredito que não sabemos com certeza quem somos realmente por que o mundo muda consequentemente mudamos junto com ele.

    ResponderExcluir
  7. Doutrina Espirita???
    Isto é aberto ou fechado a filosofia Espirita? Nada contra se for, mas acredito que isso limitara participação de quem pensa diferente.
    Vejo este espaço aberto a participação de todos independente de credo, nivel social, intelectual, raça, ou quaisquer outros que existam fechando grupos por rotulos.
    Adao

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Vc está correto Adão, não está fecho a uma doutrina, e sim há todos os credos.
    Agradeço a sua participação.

    ResponderExcluir
  10. Sou uma pessoa em busca da perfeiçao, atraves de conhecer pessoas,em ler,estudar,e praticar a caridade, e tudo que o espiritismo me ensina,sei que falta muito para conseguir mas nao desisto um dia eu hei de conseguir,rs

    ResponderExcluir
  11. Rosa (mãe) Como mãe sempre que posso incentivo meus filhos na boa conduta e agora incentivando vc por mais um trabalho voltado em prol de auxiliar não só a si mesmo mas ao nosso proximo independente de qual religião seja o importante é divulgar coisas boas assim como Jesus fez sem querer saber o que o outro estivesse fazendo, mas ensinando atraves de seus atos e atitudes. Parabens continue assim e pra melhor a cada dia. Tudo q/realizamos pra nossa melhora e aos nossos irmãos é valido.

    Eu sou ainda muito pequena diante do conhecimento espiritual, tenhos muitas falhas e defeitos mas procuro a cada dia sempre e vigiar, agradecer e pedir forças e incentivo a Deus pra continuar a minha caminhada nesse momento em que estou reencarnada; pois ainda não encontre os meus mais concretos objetivos espiritual, pois sei q/ainda tenho muito a cumprir, falta paciencia pra esperar...Bjs filhotão!...

    ResponderExcluir
  12. Cleiton,amei eese tema q foi colocado,interessante,e difícil responder rsrsrs
    Eu sou Shirlei,uma mulher dinâmica,pró-ativa,que adoro ler e ter amigos que me acrescentem algo de bom; e me vejo como alguém que só agora sei viver a vida,entendendo o "viver bem",sem materialismo,sem loucuras e excessos,e me adaptando facilmente a qualquer situação,modéstia a parte,sou como muitos desejam ser...e amo ser assim...bjs lelei

    ResponderExcluir
  13. Eu busco muito saber quem sou, por enquanto sei que estou em busca de me melhorar cada vez mais. Mas é difícil, cada passo que dou em direção ao alto, retrocedo dois... sei que sou melhor hoje do que a tempos atrás, quando nem esse entendimento eu tinha. Mas peço sempre forças e coragem ao Pai do Céu pra continuar e nunca desistir. A doutrina espírita é uma alavanca em minha vida. Quanto mais eu estudo, mais vontade de estudar eu tenho. Tenho aprendido pouco, é verdade, porque só considero uma lição aprendida, quando a teoria se transforma em prática diária. Mas como sou um ser eterno eu vou chegar lá. Sei do que gosto, isso é mais fácil dizer. Gosto de ser feliz fazendo o meu irmão feliz, isso me faz um bem danado,foi assim que eu encontrei um sentido pra minha vida, que um dia desses estava sem luz nenhuma.

    ResponderExcluir
  14. A importÂncia do autoconhecimento

    A auto-estima oscila de acordo com as situações e principalmente em como nos sentimos em relação a cada um delas.



    Mas o que faz com que algumas pessoas sejam mais seguras de si, mais estáveis emocionalmente enquanto outras se perdem, se desesperam quando algo acontece?

    O diferencial que faz com que cada um consiga ter controle sob suas emoções é o autoconhecimento.

    O quanto você se conhece? Muito? Pouco? A maior parte das pessoas acredita que se conhece, mas na verdade se conhece muito pouco. Você ama alguém, confia em alguém que pouco conhece? Geralmente amamos e confiamos apenas em quem conhecemos muito! E se você não se conhece como quer acreditar mais em sua própria capacidade? Como quer ir em busca de seus sonhos se não acredita ser capaz? E por que não acredita ser capaz? Porque não sabe quem você é.

    Por isso, o autoconhecimento é fundamental para desenvolver o amor por si mesma e fortalecer a auto-estima. É muito difícil alguém se conhecer interiormente quando a busca está sempre no externo. Buscam cuidar da pele, mudar o corte do cabelo, comprar roupas, carros, eliminar alguns quilinhos, mas quase sempre esquecem que o caminho deve ser o contrário, de dentro para fora.

    Quando uma pessoa está bem com ela mesma você percebe isso não pela roupa que está usando, ou o carro que está dirigindo, mas pelo brilho em seu olhar, o sorriso em seu rosto, a paz em seu espírito. Como alguém que dorme mal toda noite pode sentir paz? Como alguém que está constantemente se criticando, se culpando, se achando errada, pode se amar? Amar-se é condição básica para elevar a auto-estima. É importante identificar os fatores que estão te impedindo de elevar sua auto-estima.

    A maioria das pessoas sente mais facilidade em identificar as coisas negativas. Aprendemos que dizer aquilo que gostamos em nós mesmas poderá ser rotulado de presunção, esnobismo, egocentrismo. Nada disso! Para aumentar o autoconhecimento é preciso ter consciência de quem se é de verdade, avaliando os pontos positivos tanto quanto os negativos, pois só assim será capaz de mudar aquilo que te incomoda ou te faz sofrer e valorizar o que tem de bom e que geralmente mergulhada em tantas críticas e cobranças, acaba por esquecer.

    vanda

    paz e luz

    ResponderExcluir
  15. Quando procurei a doutrina espírita foi quando fazia escola, um de meus colegas tinha uma médionidade ou sensibbilidade alta não tenho virtudes para defenir. Apartir dai comecei a ler e buscar conhecimentos onde achei respostas que me faltavam na dotrina por isto estou até hoje pois, serei incapaz de jugar um semelhante. Até porque tem um ditado do indío que antes de jugar uma pessoa ande sete dias com suas sandálias.
    Fico feliz em ver tantas pessoas hoje em busca do ser e não do ter e quantas ainda talvéz incontavél para nós precizando de uma palavra de conforto pois, felicidade não se compra se não não teriamos tantos afortunados infelizes.
    Geralmente quando uma pessoas nos pede ajuda só penssamos em ajudar pelo lado mais fácil que é o dinheiro e esquecemos que um sorriso, um abraço forte e sincero e uma palavra de conforto não seria mais valioso do que aquela quantia insignifficante.


    Romildo

    Que DEUS na sua infinniita misericórdia que nos deu seu filho nos ampare para que não fraqueje-mos em nossa caminhada muita PAZ E LUZ.

    ResponderExcluir
  16. Sou uma pessoa cheia de falhas e defeitos,porem a misericordia de Deus tem me alcançado e sempre procuro refletir nos meus erros e tentar me corrigir,agrada-te do Senhor e Ele se afeiçoará de vòs.

    ResponderExcluir
  17. Sou o que sou e me vejo em busca do conhecimento, do saber, do amor e da justiça.
    Me vejo forte, vulneravel, inteligente reconheço que nada sei,o que sei apenas serve pra minha procura infinita do saber. Me vejo dependente do amor, definitivamente incapaz de ser só.

    ResponderExcluir
  18. Sou uma pessoa que procuro o despertar de alguma forma espiritual ou mental, muitas vezes em busca de um verdadeiro proposito, as vezes empurrado pra um foco, vizando outras possibilidades mas não me desviando desse foco, tentando atingi-lo talvez pela persistência ou pela destinação. Analizando a cada passo dado e se há o consedimento desse passo, pacientemente.
    Dificilmente aceitando certas situações sem sua analise.
    Isso é como me vejo, agora como sou apenas Deus pode dizer.

    ResponderExcluir
  19. QUEM SOU EU?
    Uma eterna metamorfose, uma eterna transmutação, uma eterna transformação, apredi que tudo se transforma, tudo muda, se eu não mudar junto eu fatalmente definharei.
    COMO ME VEJO?
    Uma pessoa que sabe muito bem o que quer e melhor ainda o que não quer.
    Conheço as minhas limitações e minhas virtudes, sei exatamente onde consigo chegar e onde não.
    Apesar de ter sentimentos primários como qualquer outro ser humano, consigo, após pensar e refletir algum tempo compreender bem as pessoas em volta de mim e os acontecimentos.
    Tenho orgulho de mim, do que já atravessei e de como superei tudo, sem ficar sentindo pena de mim mesma.

    ResponderExcluir
  20. Quem sou?
    Sou um ser em busca de conhecimento tentando evoluir para algo melhor do que este meu estado atual cheio de defeitos e imperfeições.
    Como me vejo?
    Me vejo um ser muito confuso em busca de respostas e de me tornar uma pessoa melhor

    ResponderExcluir
  21. Sou uma pessoa, com defeitos e virtudes, busco a paz, saber , evoluir , aperfeiçoar-me até conseguir um dia atingir essa paz que tanto busco.

    ResponderExcluir
  22. Sou o que como; sou o que penso; sou o que sinto; sou de alguma forma o que sei, daí a transitoriedade do ser que a cada segundo será outro pelo viu, sentiu, pensou e seguiu, ainda que não saia do lugar.

    ResponderExcluir
  23. Eu entendo que um espirito ou entidade (como lhe queiram chamar), não é mais que uma consiencia viva. Portanto sou uma consciencia viva com os meus defeitos e virtudes proprios do meu cresci-
    mento moral e espiritual. Sabendo que esse mesmo
    crescimento depende um pouco do discernimento que
    vou tendo... pois é no perdao, caridade e anor ao proximo que esta a salvaçao!!! A minha vida parte bastante alicerçada nesses pontos. um abraçooooooooo

    ResponderExcluir
  24. quem sou eu? Uma pessoa que admira o amor e o carinho, alguem que sempre está ai pra ajudar, alguem com o coração fragil, alguem que sempre luta pelo bem geral, alguem que crê na harmonia e na felicidade.
    Como me vejo? Fraco, sempre a desistir de tudo, alguem que nunca consegue alcançar seus objetivos, confuso e sozinho.

    ResponderExcluir
  25. sou um pessoa em busca de uma identidade, um algo mais n vida, sinto a vida vazia e sem vibração. Sinto fatta de compaixão, amor, honestidade e limites.

    ResponderExcluir
  26. Sou João Danton, procuro sempre ser uma pessoa melhor por motivos de amor e de gratidão, desde que fiz uma pessoa amada chorar tentei mudar e recomeçar e se desenvolver a uma proximidade da perfeição.
    me vejo com uma pessoa de polipersonalidade que muda de acordo onde esteja, queria ser apenas um só Danton, e não varios e tambem me vejo confuso, fraco e cansado.
    sei que algum dia poderei chegar a esse ponto de ser uma pessoa melhor e Deus pode me ajudar isso eu sei e confio. por mim e por todos ao meu redor vou melhorar.

    ResponderExcluir
  27. Eu sou alguém no seu caminho, procuro não ser a pedra, simplesmente alguém que possa, trocando experiências, cooperar de alguma forma com próximo e, dessa forma, também continuar progredindo...
    Procuro, quando em estado de vigília de meus pensamentos, ser humilde, mas a maior parte do tempo me é muito difícil, pois faltam-me argumentos... O orgulho é um sentimento muito ruim, que acenta muito fundo as suas raízes, dificultando sobremaneira a tarefa de estirpá-lo do coração. Meu propósito de reforma íntima é forte e tenho dedicado orações à Providência no sentido de que possa receber auxílio nesse mister.

    ResponderExcluir
  28. acho apenas não parei para olhar para, mim mesma como mais carinho do que realmente deveria e talvez possa começar aqui a me olhar com novos olhos....

    ResponderExcluir